TESES/ DISSERTAÇÕES/ MONOGRAFIAS


TESES


 

BUTI, Rafael Palermo. A antropologia em contextos da política e ação quilombola no Brasil Meridional: dois casos para estudo. orientadora, Miriam Furtado Hartung – Florianópolis, SC, 2015. 338 p.

FEREIRA, Maria Claudia Cardoso. A formação para as relações etnicorraciais e a profissionalização em história: saberes e práticas docentes no contexto da educação a distância. – 2013. 288 f.

PACHECO, Ana Cláudia Lemos. “Branca para casar, mulata para f… e negra para trabalhar”; escolhas afetivas e significados de solidão entre mulheres negras em Salvador, Bahia. / – Campinas, SP : [s. n.], 2008.

PANTOJA, Selma Alves; OLIVA, Anderson Ribeiro. Lições sobre a África: Diálogos entre as representações dos africanos no imaginário Ocidental e o ensino da História da África no Mundo Atlântico. (1990-2005) – Brasília: Universidade de Brasília, 2007. 404p. 

PASSOS, Marlon Marcos Vieira Passos. IYÁ Zulmira de Zumbá: uma trajetória entre nações de candomblé. – Salvador. 2016.

PETRONI, Mariana C. A. Índios em movimento,: a trajetória política de Àlvaro Tukano. – Campinas, SP: [s/n], 2015

SANTOS, Tatiana Nascimento. Letramento e tradução no espelho de Oxum: teoria lésbica negra em auto/re/conhecimentos. Florianópolis, 2014.

SOUZA, Ana Cláudia Gomes de.“PASSOU? AGORA É LUTA!” Um estudo sobre ações afirmativas e a presença de jovens estudantes indígenas na Universidade Federal da Bahia.Salvador, 2016.

SOUZA, Cristiane Santos. Trajetórias de migrantes e seus descendentes: transformações urbanas, memória e inserção na metrópole baiana. – Campinas, SP: [s/n], 2013

VASCONCELOS, Vania Maria Ferreira. No colo das iabás: raça e gênero em escritoras afro-brasileiras contemporâneas. Brasilia. – 2014. 228p.

 

 


DISSERTAÇÕES


 

AMARAL. Bruno Andrade. O Jogo da Capoeira Angola na Roda da Cultura Brasileira. Coimbra, 2010.

COSTA, Cristiane Sobrinho. Pescadores do Rio Vermelho: ritos, tradições e ancestralidade da pesca artesanal. Salvador. 2011

FLAUZINA, Ana Luiza Pinheiro. Corpo negro caído no chão: O sistema penal e o projeto genocida do estado brasileiro. Brasília, 2006.

MONTEIRO, Artemisa Odila Cande.O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA EM TERESINA: O CASO DO GRUPO AFRO-CULTURAL COISA DE NÊGO. Salvador, 2008.

SILVA, Claudilene Maria. Professoras negras construindo identidades e práticas de enfrentamento do racismo no espaço escolar: O Autor: 2009

TCHAM, Ismael. A África fora de casa: sociabilidade, transito e conexões entre os estudantes africanos no Brasil. – Recife: O autor, 2012.

 


MONOGRAFIAS