Extensão


Biblioteca Náutica na Baía de Todos os Santos    

Clique aqui.

Coordenação: Profº Dra. Cristiane Santos Souza

Vice Coordenadora:  Profª Joseane da Conceição Pereira Costa

Bolsistas e Voluntári@s: Bruna Ap. Thalita Maia, Caroline Lima dos Santos, Joice Lorena do Sacramento Alves

Apresentação do Projeto: 

O projeto tem a finalidade de gerar análises e reflexões acerca da cultura e das dinâmicas sociais existentes entre os estudantes e agentes educacionais e culturais da Baía de Todos os Santos, a partir da difusão do acesso à leitura, da contação de histórias e da disponibilização de livros e imagens ligadas a cultura e a histórias locais, afro-brasileiras e africana.  A ideia é que as atividades e o acervo bibliográfico transitem em embarcação, aportando em comunidades da Baía de Todos os Santos por uma semana para visitação ao acervo da biblioteca, participação nas atividades de contação de histórias e outras atividades artísticas e culturais voltadas para a aplicabilidade das Leis  10.639/03 e 11.645/08.


 

GIMU – Grupo de Integração Musical da UNILAB

Clique aqui.

Coordenação: Profº Dr. Rafael Palermo Buti.

Bolsistas e Voluntári@s: Filipe Buba, Zé Araújo

Apresentação do Projeto: 

Vai conjugar três tipos de atividades; oficinas de música dos próprios membros e de convidados externos; estudo musical e composição sobre temas ligados a África e ao Recôncavo; apresentações e criação de espaços artísticos na Unilab e fora dela.


 

Revitalização, Memória e Tradição.

Clique aqui.

Coordenação: Fábio Baqueiro Figueiredo

Equipe de Trabalho: Cristiane Santos Souza, Joice Lorena Sacramento Alves, Leila Abade Nery, Mariana da Costa A. Petroni.

Apresentação do Projeto: O Recôncavo da Bahia é uma região sociocultural importante do estado. Nela se encontra a comunidade de Acupe – Santo Amaro da Purificação, reconhecida pela riqueza de suas manifestações culturais. Muitas destas manifestações são apresentadas pelas ruas do distrito todos os domingos do mês de julho, culminando numa grande festa popular. Estas manifestações retratam aspectos da resistência na história do negro escravizado, exemplo do folguedo do Nego fugido e as próprias Caretas de Acupe.
Preocupados com a manutenção destas manifestações artísticas e populares, este projeto de extensão tem como objetivo desenvolver e viabilizar a realização de oficinas de produção de máscaras características do grupo cultural das Caretas de Acupe, que serão ministradas pelos próprios mestres careteiros como o Sr. Salvador de Jesus (Dodô das Caretas); assim como oficinas de percussão, e a realização de debates sobre a cultura e as histórias locais.
Todas essas ações serão destinadas aos jovens da comunidade, com o objetivo de sensibilizá-los sobre as tradições culturais e artísticas de sua comunidade.
É importante sublinhar que este projeto de extensão surge das preocupações apresentadas pela aluna do Bacharelado em Humanidades Joice Lorena do Sacramento Alves, a partir do diagnóstico feito por ela durante a realização de sua pesquisa para o seu TCC: Memórias e Narrativas de resistência num Recôncavo da Bahia: As caretas de Acupe – Santo Amaro (2016).