Curso de Formação de Monitor@s


Oficina de Contação de histórias: A Arte Griôt de Contação. 

 


 Este curso foi idealizado para a formação de monitores que farão parte da equipe do projeto Biblioteca Náutica e Espaço Griot na Baía de Todos os Santos, pensando em um processo formativo que possibilite ferramentas aos estudantes da UNILAB – Campus dos Malês, para a realização das diversas atividades durante  a visita que o projeto fará nos municípios de Maragogipe-BA e São Felix-BA no ano corrente.

A proposta surgiu a partir da experiência da Biblioteca Náutica na Baía de Todos os Santos no município de Candeias-BA (2016), onde as avaliações e diagnósticos possibilitaram a equipe permanente sinalizar quais as melhorias para dar Encaminhamentos as atividades a serem realizadas, nas próximas visitas.

24 (vinte e quatro) alunos foram aprovados na chamada que realizamos, os quais participarão deste curso sobre a arte Griôt de contação de histórias. Após a finalização do curso de 20h, todos e todas passarão por uma entrevista junto a coordenação do projeto e 10 (dez) serão selecionados para realizar a monitoria do projeto.

Estes monitores atuarão no funcionamento do espaço Griôt e das outras ações da Biblioteca Náutica, as quais envolvem diversas atividades de difusão de leitura através da disponibilidade de acervo bibliográfico de literatura africana, afrobrasileira, indígena e de produção local; rodas griôt – contação de histórias; formação de professores e apresentações artísticas e culturais.

A monitoria consiste na recepção de convidadas/os; nas atividades do espaço Griôt, no auxílio aos profissionais que realizarão as oficinas e cursos de formação com os profissionais da educação e comunidade em geral; produção de registros fotográficos e de audiovisual; apoio na realização das atividades e apresentações artísticas e culturais.

Tod@s que participarão da primeira etapa (a formação), atingindo 75% da carga horária do curso receberão certificados. Aqueles que forem selecionados para a monitoria também receberão certificados.

Os monitores selecionados terão garantidos transporte que sairá da Unilab e alimentação durante o período das ações do Espaço Griôt na Baía de Todos os Santos.

 


Objetivos do curso:

Apresentar os eixos teóricos já realizados por especialistas sobre a arte griô de contar  histórias infantis, no Brasil, apoiados na concepção de circularidades do conhecimento através da tradição oral de aprendizagem por meio de contos, vivências, relações em grupo.

 


Atividades a serem realizadas durante a oficina de contação de histórias:  

Leituras, contação de histórias (individual e coletiva), dinâmicas e exercícios corporais (técnicas de corpo).

 


Cronograma de encontros: [2017]

 

26/04/2017  (das 9h ás 13h)

Apresentação do Projeto com relatos dos participantes da edição anterior.

Local: Auditório

02/05/2017 (das 8h ás 13h)

Formação com a Prof.ª Dra. Ana Fátima dos Santos.

Local: sala 06

03/05/2017 (das 8h ás 13h)

Formação com a Prof.ª Dra. Ana Fátima dos Santos.

Currículo Lattes:

Local: sala 06

04/05/2017 (das 8h ás 13h)

Formação com Prof.ª Dra. Ana Cristina Toledo.

Currículo Lattes:

Local: sala 06

 


Bibliografia Básica (link dos textos):

A. HAMPATÉ BÂ. A tradição viva. In.: J. KI-ZWRBO (org.). História da África: I Metodologia e pré-história a África. Trad: Beatriz Turquetil… et al. São Paulo, 1982

MACHADO, Vanda. Projeto Irê Ayó. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 

 


Imagens do primeiro encontro, realizado em 26/04/2017 no Auditório do Campus dos Malês.

 


Imagens  da oficina de formação em contação de história de 02 á 04/04/2017, ministrada pelas Prof.ª Dra. Ana Fátima dos Santos e Cristina Trinidade Teodoro com o acompanhamento da Prof.ª Dra Jucelia Bispo dos Santos Ribeiro, que fará a seleção dos monitores, à partir das experiências vividas durante a oficina.

 


“Nossos Passos Vem de Longe”  [2017]

Produções criadas pela monitoria no decorrer das oficinas, para ativar nossa memória e ancestralidade.

  1. Produção coletiva de histórias á partir da frase: “Minha mãe não gosta de gente preta, e eu também não”.
  2. Lembrar das histórias de infância marcantes e imprimir essas memórias em desenhos.

 

Histórias  pdf.

Desenhos  pdf.

 


VIVENCIA EM RODA, SABERES TRADICIONAIS!!! [2017]

Ensaio do grupo de monitores (e colegas), para intervenção artístico poética no município de Maragogipe. Parte das ações de formação. UNILAB – Campus dos Malês. 2017

 

 


 

 Confira tudo que rolou na página do facebook.

 


O projeto Espaço Griôt na Baía de Todos os Santos tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, deferido no Edital Setorial em Dez/2016.

 

 

Realização e apoio: