ACERVO DE IMAGENS DO NYEMBA
Entrevista ao vivo da Biblioteca Náutica na Baía de Todos os Santos ao BA Tv, em comemoração do “aniversário” da Baía de Todos os Santos
Matéria concedida ao jornalista Ricardo Ishmael, apresentador do Jornal da Manhã na TV Bahia, no dia 01 de novembro de 2019, a participação de parte das/os integrantes do projeto, ocorreu no estaleiro da Ribeira, com o auxilio de Danielle Vieira jornalista da Unilab.
III Festival das Culturas da UNILAB – Campus dos Malês
A Biblioteca Náutica na Baía de Todos os Santos realizou duas atividades durante o III Festival das Culturas da Unilab.
No dia 23 de maio de 2018 em parceria com a Odete Abayomi Artes (saiba mais, Clique aqui), uma oficina de confecção de Bonecas Abayomi para jovens e Mulheres, ministrada por Caroline L. dos Santos.
Lançamento da Revista GRIÔS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS: HISTÓRIAS, LEMBRANÇAS E MEMÓRIAS QUE CIRCULAM PELAS ÁGUAS
E em 25 de maio de 2018, realizou o lançamento da segunda edição de sua revista impressa, intitulada GRIÔS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS: HISTÓRIAS, LEMBRANÇAS E MEMÓRIAS QUE CIRCULAM PELAS ÁGUAS – Memórias de afeto da visita pedagógica cultural em Pilar, São Félix-Ba que foi realizada em Novembro de 2017 organizadas por Bruna Ap. Maia, Camila Santos Rosa, Caroline L. dos Santos e Cristiane Santos Souza.
Houve também o relançamento do documentário Biblioteca Náutica em Pilar material audiovisual que foi produzido pelo aluno da Unilab do curso de Bacharelado em Humanidades Ruan Jones que é um dos parceiros do nosso projeto.
II Seminário Internacional Histórias do Pós-Abolição no Mundo Atlântico: 130 Anos de Abolição no Brasil.
Entre os dia 15 e 18 de maio de 2018, o projeto de Extensão Biblioteca Náutica na Baía de Todos os Santos, participou do II Seminário Internacional de Histórias do Pós-Abolição 130 de abolição no Brasil, realizado na Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro.
Foram apresentadas comunicações orais no painel 18: Questões para a educação antirracista no ensino da história – foram realizadas duas apresentações na temática proposta, uma pela ex bolsista Caroline Lima dos Santos (graduanda do curso de licenciatura em história pela Unilab), com o trabalho intitulado: Abayomi (re)conectando identidades negras, que também é uma das oficinas desenvolvidas dentro do projeto de extensão, a segunda apresentação, Biblioteca Náutica na Baía de Todos os Santos: navegando nas águas do Recôncavo Baiano, escrita por Bruna Aparecida Maia (graduanda do curso de licenciatura em Ciências Sociais pela Unilab) e ex bolsista do projeto, em parceria com Camila Rosa (graduanda do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela Unilab) atual bolsista do projeto.
As apresentações foram lindas e muito emocionantes, houve uma grande troca de aprendizados entre todos que estavam no painel. As alunas ainda tiveram a oportunidade de dar um depoimento, acerca de suas trajetórias acadêmicas e o projeto de extensão para o Cultne que registrou todo o Seminário.
E assim vamos seguindo, navegando e lutando por práticas pedagógicas de Existência e Resistência, e por uma “pedagogia antirracista”.
Seminário clique aqui
Apresentação no painel 18 clique aqui
Cultne clique aqui
Projeto de extensão: Revitalização, Memória e Tradição
Aconteceu no último sábado, dia 28/04/2018, na Casa do Samba de Roda Raízes de Acupe – Santo Amaro/BA, a primeira ação do projeto de extensão “Revitalização, Memória e Tradição”. Trata-se de uma roda de conversa sobre saberes populares com os mestres e mestras fazedores das culturas das comunidades de Acupe e São Brás que são atendidas pelo projeto que é destinado a crianças desses distritos.
Além de alun@s de diversos cursos e períodos do campus dos Malês, participaram da roda as professoras Ana Cláudia, Maria Andréia e Cristiane Souza (do IHL); Dona Zélia do Prato (Samba Chula de São Brás); Professora Lívia Oliveira (Quilombo de São Brás); Dona Joanice (Samba Raízes de Acupe); Dodô das Caretas (Caretas de Acupe); Seu Evilásio (Grupo Nêgo Fugido de Acupe); Dona Joca (Quilombo Dom João); as crianças do Samba Mirim de Acupe e algumas pessoas da comunidade.
Confraternização Biblioteca Náutica na Baía de Todos os Santos 2017.
Último encontro do ano, de confraternização e Amoras Secretas. Neste dia também aconteceu: O Lançamento da revista “Griôs na Baía de Todos os Santos: Histórias, Lembranças e Memórias que Circulam Pelas Águas” produzida pelas bolsistas Bruna Ap. Maia e Caroline dos Santos com a coordenação da Prof° Dra. Cristiane Santos Souza. E a Exibição do documentário “Olhar Orgânico” de Ruan Jones, voluntário da edição na comunidade do Pilar em São Felix-BA que ocorreu em Novembro.
Data: 18 de Dezembro de 2017
UNILAB – Campus dos Malês
Lançamento do filme “Além do Espelho” de Ana Flauzina
Os grupos de pesquisa, Nyemba – Processos Sociais, Memórias e Narrativas Brasil/África; África Contemporânea; e Diáspora, promoveram o lançamento do documentário “Além do Espelho”, dirigido por Ana Flauzina, lançado na UNILAB – Campus dos Malês – Bahia em 30 de novembro deste ano. O filme registra o diálogo de duas das mais importantes vozes da resistência negra da contemporaneidade: o jornalista brasileiro Edson Cardoso e o cineasta etíope, Haile Gerima.
O lançamento contou com a exibição do filme seguida de debate com os dois protagonistas e a diretora.
Data: 30 de Novembro de 2017
UNILAB – Campus dos Malês
Tradução: Raquel Luciana de Souza
Registros: Carol dos Santos
Visita Pedagógica/Cultural na comunidade da Fazenda do Pilar no município de São Felix-BA
Data: de 06 à 10 de Novembro de 2017
São Felix- BA
- Registros: Ruan Jones
Registros: Ruan Jones
IV Semana Universitária da UNILAB
Apresentação de Banners
Data: 26 de Outubro de 2017
UNILAB – Campus dos Malês
Seminário de Integração: Educação para as relações étnico-raciais. Possibilidades e desafios.
Realizado por Griôs da Baía de Todos os Santos – Histórias, Lembranças e Memórias que Circulam pelas Águas, que compõe parte das atividades do projeto de extensão Biblioteca Náutica na Baía de Todos os Santos do projeto em parceria com a Secretaria de Educação de São Felix.
Data: 26 de Outubro de 2017
Casa de Cultura Américo Simas – São Felix/BA
- Registros: Monitoria Biblioteca Náutica.
Confira todas os registros na página do faceboock
Opará Saberes
Roda de Conversa com grupos de pesquisa da UFBA, UNILAB, UFRB com Djamila Ribeiro que aconteceu no NEIM (Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre a Mulher),
Palestra: O Pensamento de Simone de Beauvoir sob o olhar de uma filosofa negra, conferencista: Djamila Ribeiro.
Data: 24 de Outubro de 2017
UFBA – Campus de Arquitetura
Feira de Economia Familiar e Solidária – (CUFA) Central Única das Favelas
Participação no Estande da UNILAB, a Biblioteca Náutica realizou exposição de Banners, participou de roda de diálogos com estudantes do curso de pedagogia e realizou uma dinâmica em roda com os presentes.
Data: 14 e 15 de Setembro de 2017
UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana
Visita Pedagógica/Cultural na comunidade de São Roque do Paraguaçu no município de Maragogipe- BA
Data: de 10 à 14 de Julho de 2017
Maragogipe- BA
- Registros: Mar Santana/Monitoras e Monitores. Maragogipe. 2017
Confira todas os registros na página do faceboock
Reunião de Planejamento.
A equipe da Biblioteca Náutica na Baía de Todos os Santos, se reuniu para dialogar sobre os últimos preparativos para a nossa visita pedagógica cultural no município de Maragogipe-BA.
Data: 05/07/17
UNILAB – CAMPUS DOS MALÊS
Ações de Mobilização.
A equipe da Biblioteca Náutica na Baía de Todos os Santos, esteve presente em Maragogipe para o último encontro de planejamento na Secretaria de Educação e para mobilização das organizações de pescadoras e pescadores do município, antes de nossa tão esperada visita pedagogico/cultural.
Data: 25/06/17
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MARAGOGIPE/ COLÔNIA E ASSOCIAÇÃO DE PESCADORXS
Confira todas os registros na página do faceboock
Roda de conversa: Narrativas Ciganas.
Mesa com a presença do Prof. Jucelio Dantas da Cruz (UEFS), Profª Caterina Rea (UNILAB) e Naeentren Sanca (Bacharel em Humanidades e Estudante do Curso de História pela UNILAB)
Data: 14/06/17
UNILAB – CAMPUS DOS MALÊS
Seminário de Integração: Maragogipe – Educação Étnico-racial e Racismo Ambiental.
O seminário foi organizado pelo projeto: “Griôt na Baía de Todos os Santos, Histórias e Lembranças que circulam pelas Águas” (parte das ações da Biblioteca Náutica na Baía de Todos os Santos, em parceria com a Secretaria de Educação de Maragogipe e a Escola Municipal Mário Godilho (cede das atividades que serão desenvolvidas no município)
Data: 13/06/17
ESPAÇO COBEPA (SÃO ROQUE DO PARAGUAÇÚ)
Encontro artístico/criativo.
Encontro realizado pelos monitores organizado pelo projeto: “Griôt na Baía de Todos os Santos, Histórias e Lembranças que circulam pelas Águas”, parte das ações da Biblioteca Náutica na Baía de Todos os Santos.
Data: 06/06/2017
UNILAB – CAMPUS DOS MALÊS
Confira todas os registros na página do faceboock
Reunião de Planejamento e programação de demandas e atividades com os monitores do projeto de extensão, Biblioteca Náutica e Espaço Griôt na Baía de Todos os Santos
Data: 01/06/2017
UNILAB – CAMPUS DOS MALÊS
Curso de formação em contação de histórias, de 02 á 04 de maio de 2017 na UNILAB, Campus dos Malês, oferecido pela coordenação da Biblioteca Náutica e Espaço Griôt na Baía de Todos os Santos, ministrado pelas Prof.ª Ana Fátima dos Santos, Prof.ª Cristina Trinidad Teodoro e acompanhado pela Prof.ª Jucélia Ribeiro.
- Registros: Feitos pelos participantes da oficina.
Confira todas os registros na página do faceboock
Primeiro encontro para formação dos monitores que serão selecionados para comporem a equipe da “Biblioteca Náutica e Espaço Griôt na Baía de Todos os Santos” durante a visita pedagógica cultural no município de Maragogipe, em meados de Julho do ano corrente.
Data: 26/04/2017
UNILAB – CAMPUS DOS MALÊS
Confira todas os registros na página do faceboock
Participação dos estudantes do grupo de pesquisa no I Seminário de formação do NEGRAS – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero, Raça e Saúde, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, realizado nos dias 11 e 12 de abril, na cidade de Santo Antonio de Jesus. A professora Cristiane Souza participou da mesa sobre religiões de matrizes africanas e intolerância religiosa.
Data: 11 e 12/04/2017
UFRB
Atividades de Mobilização.
Reunião Institucional na Secretaria de Educação do Município de Maragogipe. O primeiro município a ser contemplado pela visita da Biblioteca Náutica na Baía de Todos os Santos no ano de 2017.
Já no primeiro encontro entre as equipes de trabalho na Secretaria de Educação contamos com a presença d@s coordenad@res pedagógicos e da Secretária Marli Medina.
A afinidade e empatia nos proporcionou uma incrível parceria, cheia de idéias e trocas, o que faz com que este projeto continue seguindo em sua jornada artística, cultural e pedagógica.
Data: 04/04/2017
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARAGOGIPE
Confira todas os registros na página do faceboock
O projeto Biblioteca Náutica na Bahia de Todos os Santos foi contemplado com o título “Griô na Baía de Todos os Santos” no Edital Setorial de leitura lançado pelo Fundo de Cultura da Bahia , nossa equipe foi prestigiar a cerimônia de assinatura de compromisso nesta quarta feira dia 03 de novembro no Palácio do Rio Branco.
O Fundo de Cultura foi criado em 2005, e seleciona projetos sobretudo de baixo apelo mercadológico foram 3.265 propostas enviadas neste ano de 2016, por todo o território baiano, sendo 372 propostas aprovadas distribuída pelos 23 editais setoriais, o atual secretario de cultura do Estado Jorge Portugal, fez a abertura do evento segundo o mesmo o “Fundo de cultura alcançou valores históricos nunca alcançados”, o atual governador Rui Costa fez a assinatura do documento que afirma o compromisso com os componentes contemplados pelo fundo de cultura, incentivo extremamente importante nos tempos nefastos que estão por vir para aqueles que produzem cultura com um grande compromisso social.
Data: 04/11/2016
SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA
Participação na III Semana Universitária da UNILAB – Apresentação de trabalho (resumo simples-banner ) das bolsistas Caroline Lima, Fabiana Gelard e Joice Sacramento, intitulado: “Biblioteca Náutica na Bahia de Todos os Santos: Alguns livros, uma canoa e a maré”, fruto da experiência no projeto de extensão.
Projeção das novas etapas e desdobramentos do projeto coordenado pela Prof.ª Dr.ª Cristiane Souza para o (re) início das atividades que serão promovidas pela Biblioteca Náutica no ano de 2017.
Data: 21/10/2016
UNILAB – CAMPUS DOS MALÊS
OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA COM A ESCRITORA CRONISTA CIDINHA DA SILVA
Data: 05/09/2016
UNILAB – CAMPUS DOS MALÊS
VISITA PEDAGÓGICA CULTURAL, DA “BIBLIOTECA NÁUTICA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS” NO MUNICÍPIO DE CANDEIAS/BA.
O Nosso barco biblioteca, passou uma semana na comunidade tradicional, pesqueira e marisqueira banhada pela Baía de Todos os Santos.
Obs: Confira todos os registros das atividades na página do Facebook.
Link: Biblioteca Náutica na Baía de Todos os Santos
Data: de 6 á 10/06/2016
CANDEIAS-BA ( Comunidades pesqueiras e marisqueiras, Passé e Caboto)
fotos: Abdias Alves
Confira todas os registros na página do facebook
O projeto de extensão “Biblioteca Náutica na Baía de Todos os Santos”, vinculando ao Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão (Nyemba), realizou no dia 16/03 o lançamento da 38ª edição dos “Cadernos Negros: Contos Afro-brasileiros” com a participação dos escritores convidados: Ana Fátima dos Santos, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), e do poeta Jairo Pinto. Na oportunidade, o professor da Unilab, Carlindo Fausto, realizou também uma apresentação da Trajetória dos Cadernos Negros.
Os créditos das fotografias são para Táta Luangomina!!
Data: 24/03/2016
UNILAB – CAMPUS DOS MALÊS
Oficina de Escrita Criativa com a Profa. Ana Fátima dos Santos
Data: 16/03/2016
UNILAB – CAMPUS DOS MALÊS
Seminário de Pesquisa Nyemba
Tema – “Mulheres na luta armada em Angola”, com a profa. Dra. Margarida Paredes (CEAO-UFBA).
Data: 28/10/2015
Tema – Memória, identidade e contestação política no Sul de Moçambique (C. 1927 – 1988)
Data:16/09/2015
UNILAB – CAMPUS DOS MALÊS
Neste dia foi realizada a palestra: Memória, identidade e contestação política no Sul de Moçambique (C. 1927 – 1988), pela professora da UNEB, Jacimara Santana, doutora em História Social da África (UNICAMP), com mediação e comentários do estudante do Bacharelado em Humanidades Chitungane Chachuaio. Após o debate, houve o lançamento do livro “Mulheres Africanas de Moçambique na Revista Tempo” (1975 – 1987), de autoria da professora Jacimara Santana, como comentários da professora da área de História, Fábia Ribeiro.