Pesquisas


 É possível falar em biografias indígenas

Coordenação: Mariana da Costa Aguiar Petroni

Bolsista:

Apresentação: Este projeto procura, através da etnografia do filme Serras da Desordem (2006) dirigido por Andrea Tonacci, discutir a possibilidade ou não da produção de biografias indígenas. Se as experiências narrativas desse autor encontram-se com a etnografia ao marcar para a antropologia a experiência da alteridade, o nexo entre a narrativa e as questões colocadas sobre a escrita destacam a importância de se compreender as construções com as quais operam os agentes em seu campo semântico próprio. Assim, ao compreender a produção narrativa desse cineasta podemos trazer questões pertinentes, desde outro campo de relação, para a produção de etnografias na antropologia.Busco, então, refletir sobre os desafios da “grafia” em antropologia e, como afirmam Kofes e Manica (2015), “submeter a imaginação antropológica à discussão sobre as dificuldades conceituais e práticas envolvidas no uso de narrativas biográficas e∕ou etnográficas” (2015, p.16). Por meio de perguntas tais como o que, como e para quem os filmes narram, pensar a narrativa e a maneira pela qual o que se revela e o que se oculta. Como escrever – no sentido de grafia – uma etnografia?

Página: Clique aqui


Quilombo – guia qualificado sobre a produção quilombola nos acervos das Universidades Públicas dos Estados da Bahia e Ceará (PIBIC-UNILAB).

Coordenação: Profº Dr. Rafael Palermo But.

Bolsistas: 

Apresentação do projeto: 

Página: Clique aqui


Mapeamento, conservação e difusão dos acervos documentais e orais dos municípios do Recôncavo Baiano – estudos nos municípios de Candeias, São Francisco do Conde e Maragogipe.

Coordenação: Profª Dra. Cristiane Santos Souza.

Bolsistas: Alana Santos de Souza, Beatriz Bastos Borges

Apresentação do Projeto: O projeto Mapeamento, conservação e difusão dos acervos documentais e orais dos municipais do Recôncavo Baiano estudo preliminar dos municípios de Candeias, São Francisco do Conde e Maragogipe faz parte de um conjunto de ações que organizam no grupo de pesquisa sobre Processos Sociais, Memórias e Narrativas Brasil/África. Nele propõe-se, assim, registrar e difundir as memórias que configuram a história do Recôncavo Baiano a partir do resgate e restauro de acervos, arquivos documentais e orais, produções gráficas e audiovisuais do território e, posteriormente, da mesma forma, a produção de material e outros instrumentos didáticos que possam contribuir para os processos de formação nas escolas dos municípios da região e na formação dos gestores públicos, especialmente aqueles que trabalham nas áreas de cultura e patrimônio.

Página: Clique aqui


Praticas Pedagógicas Escolares na Educação das Relações Étnico- Raciais 

Coordenação: Profª Dra. Claudilene Maria da Silva

Bolsistas: Rafaela Bacelar dos Santos, Luis Namua Utinco

Apresentação do Projeto: 

Página: Clique aqui


Política Curricular e Práticas Escolares em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Coordenação: Profª Dra. Claudilene Maria da Silva

Bolsistas: Luis Namua Utinco

Apresentação:

Página: Clique aqui


Obs.: Página em construção