No dia 02 de outubro de 2025, estivemos presentes na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), onde iniciamos o Grupo de Leitura “Leia Lélia”. Essa iniciativa é das Professoras Doutoras Cristiane Souza e Claudilene Silva, com o apoio das discentes Taiane Souza e Ìyamidú Cruz.
O grupo de leitura está interligado ao Projeto de Extensão Nyemba, em uma iniciativa de leituras afrocentradas, abordando a intersecção das manifestações culturais presentes em solo brasileiro. Neste ciclo, nos debruçaremos sobre o livro “Festas Populares no Brasil”, de Lélia Gonzalez, uma das principais referências no pensamento antirracista e antissexista.
“A categoria político-cultural de amefricanidade incorpora um processo histórico de intensa dinâmica cultural”, destaca Lélia Gonzalez em sua obra “A Categoria Político-Cultural de Amefricanidade” (GONZALEZ, 2018, p. 25).
O grupo de leitura terá encontros quinzenais, tendo início no dia 02 de outubro de 2025 e previsão de encerramento deste primeiro ciclo no dia 04 de dezembro de 2025.
O Grupo de Leitura “Leia Lélia” é uma oportunidade para discutir e aprofundar os estudos sobre a obra de Lélia Gonzalez e sua contribuição para o pensamento social brasileiro.





No responses yet