| 2025-2026 UFBA na Comunidade: Segurança Pública, Justiça e Cidadania Coordenação: Profª. Drª. M. Carolina Sampaio (PPGSP/UFBA) Vice coordenação: Profª. Drª. Íris Gomes (UNILAB) Bolsista(s): Resumo: Promover fortalecimento da cidadania e a construção de estratégias de enfrentamento às desigualdades sociais e às violências, por meio da oferta de cursos temáticos em direitos humanos, segurança cidadã, justiça social e dignidade humana, voltados para comunidades tradicionais e grupos vulneráveis, com enfoque especial em quilombolas, marisqueiras e pescadores. |
| 2025-2026 Em Francisco do Conde: um projeto de educação comunicativa Coordenação: Profª Agnes Mariano Bolsista(s): Resumo: O projeto busca estreitar laços entre a comunidade da Unilab e moradores de São Francisco do Conde. A ideia é ouvir a comunidade e produzir conteúdos sobre temas diversos, em diferentes formatos e linguagens, que serão publicados em um site. Assim, lugares, pessoas, desafios e histórias da cidade serão registradas e conhecidas. Assim como as experiências e reflexões dos estudantes e servidores, sobre suas vidas, no Brasil, na Bahia e na África. |
| 2024-2026 Parquet pra Quê? Ministério Público em Diálogo com a Sociedade Coordenação: Profª Drª. Íris Gomes (UNILAB) Bolsista(s): Resumo: O projeto busca articular os conhecimentos técnico-jurídicos de promotores e servidores do Ministério Público da Bahia em ações de intervenção e aproximação com a sociedade, a partir da produção de ferramentas de diálogo e informação com linguagem fácil, atual e acessível a exemplo de podcast, cartilha, livros narrativos e plano de curso/formação, visando potencializar o impacto técnico da presença de mestrandos profissionais na sociedade dentro de uma perspectiva humanizadora e de garantia de acesso à justiça. |
| 2025 Extensão – Grupo de Integração Musical da Unilab-Campus dos Malês (GIMU) Coordenação: Profº Dr. Victor Martins Bolsista(s): Resumo: |
| 2024-2025 Malês na Pós: impulsionando a qualificação de egressos para cursos de mestrado no país. Coordenação: Profª. Drª. Íris Gomes (UNILAB) Bolsista(s): Resumo: O projeto teve como objetivo fornecer espaço de reflexão e construção de projetos para o ingresso de discentes concluintes, e interessados externos, em programas de pós-graduação no país. |
| 2024-2025 UBUNTU JR – Empresa Júnior de Relações Internacionais Coordenação: Profª. Drª. Íris Gomes (UNILAB) Bolsista(s): Resumo: Ubuntu JR busca articular espaços de formação e profissionalização de estudantes do curso de relações internacionais da UNILAB especialmente nos temas de assistência, segurança, cidadania e fomento ao desenvolvimento econômico de pessoas e grupos em situação migratória e ou refúgio. |
| 2024 Extensão e Pesquisa- Projeto Territórios de Conhecimento Coordenação: Profª Drª Ana Cláudia Gomes de Souza Bolsista(s): Resumo: O projeto pretende cartografar a produção cultural, acadêmica e artística das comunidades quilombolas e indígenas encontradas na Bahia, especialmente no entorno do Instituto de Humanidades e Letras da UNILAB – Universidade Afro-Brasileira de Integração Internacional Lusófona, em São Francisco do Conde, Bahia. Esperamos fortalecer os vínculos entre as comunidades atendidas pela UNILAB e nossa comunidade de estudantes internacionais. Para o desenvolvimento de nossas ações, faremos uma cartografia das comunidades encontradas nas regiões atendidas pela UNILAB Campus dos Malês que se enquadram na nossa definição de “território do conhecimento” a saber, cartografias simbólicas, corpóreas e geográficas que se configuram nos espaços/tempos e as quais possuem, criam e socializam conhecimentos próprios das populações específicas. Concomitantemente, será realizada uma pesquisa documental sobre as criações acadêmicas e artísticas já produzidas tendo por tema as manifestações culturais e artísticas do recôncavo baiano e a presença de comunidades quilombolas, indígenas e/ou outras comunidades ditas tradicionais nessa região. Em um segundo momento, através da inserção de campo de caráter etnográfico, iremos catalogar produções e saberes artísticos-culturais que se apresentam nestes “territórios de conhecimento”. A partir do terceiro momento, serão promovidos encontros formativos entre comunidades, artistas e professores. |
| 2023-2024 Podcast – Outra concepção da Arte e educação cultural africana e afrodiaspórica Coordenação: Profª.Drª. Cristiane Santos Souza Bolsista(s): Resumo: O projeto teve a finalidade de realizar o debate sobre arte, música e estudos da cultura Africana e afro-diaspórica para a comunidade de São Francisco do Conde e localidades circunvizinhas do Recôncavo da Bahia, assim como nos países da integração através das plataformas digitais audiovisuais. Atendendo às necessidades de difusão de conhecimentos de história e culturas afro-brasileiras e africanas, proposta pela na lei 10.369, o projeto veiculou tais conhecimentos através da extensão na área educativa e cultural a partir de um debate através de Podcast. |
| 2022-2023 Biografias e Trajetórias. Produzindo um WIKI AFRO Coordenação: Profª Drª. Mariana da Costa Aguiar Petroni Bolsista(s): Resumo: Este projeto de extensão tem como objetivo a promoção do diálogo da universidade com a comunidade externa, por meio da divulgação de saberes científicos através das redes sociais. E nessa perspectiva fortalecer, principalmente, a formação dos estudantes por meio da indissociabilidade entre ensino-pesquisa- extensão. Dessa maneira, visamos, por meio de processos de pesquisa e crítica, produzir e difundir biografias de personagens notáveis afro-baianos, que serão eleitos por meio de uma pesquisa interna. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas produziremos biografias de personagens afro-baianos que sejam eleitos a partir de uma pesquisa interna à UNILAB, com o objetivo de modificar o perfil do conhecimento difundido pelo site Wikipédia, e criar redes de difusão de conhecimento crítico sobre a realidade e a história dessas pessoas, assim como promover o acesso a esse conhecimento. Vale destacar, ainda, que essa difusão será feita não somente pelas redes do projeto, mas também através da realização de eventos de discussão sobre as temáticas envolvidas: biografias, mídias, afro-baianos e etc. |
| 2022-2023 Performance afro diaspórica nas encruzilhadas do tempo e da memória Coordenação: Profª Drª. Cristiane Santos Souza Bolsista(s): Resumo: O projeto buscou formar um grupo de estudo e formação de arte e cultura que propôs o estudo sobre a performance afro diaspórica, isto é, às manifestações cênicas próprias das culturas tradicionais negras e de artistas afro-diaspóricos nas Américas. Para tal, o grupo se reuniu semanalmente com objetivo de compreender as bases epistemológicas, teóricas, cosmosensitivas, e práticas pertencentes à performance afro diaspórica. Ademais, o projeto ofertou oficinas temáticas sobre a performance afro diaspórica destinada aos membros do grupo e, de forma mais ampla, aos outros interessados. |
| 2021-2022 Diários Fotográficos. Narrativas e Experiências Coordenação: Profª Drª. Mariana da Costa Aguiar Petroni Bolsista(s): Resumo: Esse projeto pretende fomentar, com o apoio de rodas de conversa e laboratórios, a criação e difusão de diários fotográficos que revelem a vida cotidiana dos participantes. Trata˗se de buscar desenvolver aptidões para a experimentação com imagens, nas quais os alunos exercitem habilidades, conceituais e metodológicas acerca do uso das fotografias |
| 2020-2021 Produção de recursos didáticos em meio digital para implementação da lei 10.639/03 Coordenação: Profª Zelinda Barros Bolsista(s): Yuri Crisóstomo Fonseca e Amanda Oliveira Souza. Resumo: Em 2020, com o advento da pandemia de COVID-19 evidenciou-se o despreparo de boa parte das/os docentes para o ensino remoto com o uso de tecnologias digitais. Por outro lado, a implementação da Lei nº 10.638, promulgada em 9 de janeiro de 2003, ainda não foi devidamente cumprida nas redes de ensino e, com o uso intensivo do ciberespaço como locus de ensino/aprendizagem, encontrou mais um obstáculo ao seu cumprimento. Ao promover um projeto que visa fornecer subsídios às/aos docentes para educar online, atendemos simultaneamente a uma dupla demanda: a de formação para o uso adequado das tecnologias e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileiras. |
| 2017-2018 Revitalização, Memória e Tradição Coordenação: Profº Dr. Fábio Baqueiro Figueiredo, Profª Drª. Cristiane Santos Souza e Profª Drª. Mariana da Costa A. Petroni Bolsista(s): Resumo: Preocupados com a manutenção das caretas do Acupe e do folguedo do Nego Fugido, este projeto de extensão teve como objetivo desenvolver e viabilizar a realização de oficinas de produção de máscaras características do grupo cultural das Caretas de Acupe, que serão ministradas pelos próprios mestres careteiros como o Sr. Salvador de Jesus (Dodô das Caretas); assim como oficinas de percussão, e a realização de debates sobre a cultura e as histórias locais. Todas essas ações foram destinadas aos jovens da comunidade, com o objetivo de sensibilizá-los sobre as tradições culturais e artísticas de sua comunidade. |