C
” A coleção Conheça Mais faz parte das atividades e ações desempenhadas pela Fundação Cultural Palmares (FCP – MinC), por meio do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC). Os temas tratados nesta edição são uma mostra do que é a diversidade cultural negra, para instigar o interesse à grandiosidade do legado de matriz africana em nosso país”
D
“As relações sociais na escola ainda refletem as consequências do recalque das diferenças internalizado por muitos alunos e professores. A segunda edição deste livro objetiva oferecer condições para que educadores e educadoras possam utilizar o livro didático de forma crítica, transformando-o em um instrumento gerador de consciência reflexiva. Desconstruir a ideologia que desumaniza contribui para o processo de reconstrução da identidade étnico-racial e da autoestima da criança negra, com efeitos positivos para a sua aprendizagem e sua interação social”.
E
“Esta publicação traz conteúdos sobre as histórias da África e a presença dos negros no Brasil; discute a educação e as relações étnico-raciais no cotidiano escolar; e oferece indicações bibliográficas e exemplos práticos de atividades inspiradoras que podem ser desenvolvidas em sala de aula”.
K
” A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, a TV Globo e a Seppir – Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial. Valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo”
H
HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. UNESCO, 2014
“Conteúdo sólidos para a formação e o conhecimento sobre a riqueza, as diferenças e a diversidade da história e da cultura africana e suas influências na história e na cultura do povo brasileiro, em especial, da população afro-brasileira.”
O
ORIENTAÇÕES E AÇÕES PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. MEC, 2006
” Educação é um ato permanente, dizia Paulo Freire, e neste sentido o Ministério da Educação, por intermédio da Secad, entende que esta publicação é um instrumento para construção de uma sociedade anti-racista, que privilegia o ambiente escolar como um espaço fundamental no combate ao racismo e a discriminação racial”
ORIGENS AFRICANAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO. MUNANGA, Kabengele, 2009.
“Este livro objetiva resgatar a história e a beleza da África antes da exploração e dominação brutal a que os africanosforam submetidos para justificar e legitimar sua colonização. Com textos e fotos, o autor busca arrancar a máscara bárbaraimposta àquele continente, com o intuito perverso de divulgar ao mundo uma África rude, selvagem e desprovida dehumanidade, e nos revelar a sua verdadeira, desconhecida e harmoniosa face”
P
Princesas Africanas. Leitura Compartilhada. Petrobras
S
“Reorganizado por Kabengele Munanga, e editado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e diversidade (SECAD)/Ministério da Educação (MEC), trata-se de uma obra para refletir e propor mudanças contra uma das mais perversas formas de violência perpetradas cotidianamente na sociedade brasileira. Os destinatários naturais deste livro são os professores(as) da educação básica. Esta obra sugere atitudes práticas de desconstrução e reversão da ideologia e dos estereótipos racistas no cotidiano escolar. Superando o racismo na escola, apresenta os trabalhos de onze professores e especialistas em educação. Os textos são de autoria de Ana Célia da silva, Antônio olímpio de Sant’Ana, Gloria Moura, Helena Theodoro, Heloisa Pires Lima, Inaldete Pinheiro de Andrade, Maria José Lopes da Silva, Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves, Rafael Sanzio Araújo dos Anjos e Véra Neusa Lopes.”