Mapeamento, conservação e difusão dos acervos documentais e orais dos municípios do Recôncavo Baiano – estudos nos municípios de Candeias, São Francisco do Conde e Maragogipe
Coordenação
Profª Dra. Cristiane Santos Souza [UNILAB]
Sobre o projeto
A riqueza de diferentes e inúmeros acervos existentes em muitas instituições públicas e privadas, nas igrejas, nas santas casas e entre particulares é imensa, realidade identificada por pesquisadores que tiveram a oportunidade de trabalhar em algum deles. Através de observação e depoimentos de alguns agentes públicos registramos o abandono e a degradação de muitos destes materiais, testemunhas documentais e imagéticas das histórias de diferentes agentes sociais desta região e do Brasil. Tendo em vista esta realidade e a necessidade de produzir outras narrativas sobre a história da região e do Brasil e de possibilitar o acesso deste material a diferentes pesquisadores, aos professores e estudantes das escolas públicas, bem como aos gestores públicos, que esta proposta de pesquisa se estrutura. O projeto Mapeamento, conservação e difusão dos acervos documentais e orais dos municipais do Recôncavo Baiano estudo preliminar dos municípios de Candeias, São Francisco do Conde e Maragogipe faz parte de um conjunto de ações que organizam no grupo de pesquisa sobre Processos Sociais, Memórias e Narrativas Brasil/África. Nele propõe-se, assim, registrar e difundir as memórias que configuram a história do Recôncavo Baiano a partir do resgate e restauro de acervos, arquivos documentais e orais, produções gráficas e audiovisuais do território e, posteriormente, da mesma forma, a produção de material e outros instrumentos didáticos que possam contribuir para os processos de formação nas escolas dos municípios da região e na formação dos gestores públicos, especialmente aqueles que trabalham nas áreas de cultura e patrimônio.
Palavras-Chave: Mapeamento; Documento; Acervo
Bolsistas
Conheça mais sobre as bolsistas. Clique aqui.
Beatriz Borges Bastos
Exposição
A UNILAB por meio do Grupo de estudos NYEMBA, em parceria com a Fundação Pedro Calmon por meio do Centro de Memorias da Bahia, apresenta a exposição “Navio Negreiro – Castro Alves e Hansen Bahia” que estará exposta na UNILAB – Campus dos Malês do dia 21/11/2017 á 25/11/2017.
Em decorrência da exposição, será oferecido também uma Oficina de Xilogravura com Zimaldo Baptista, que acontecerá nos dias 22 de Novembro (manhã e tarde) e 23 de Novembro (manhã) no Campus dos Malês.
A exposição será do Poema de Castro Alves “Navio Negreiro” e as obras em Xilogravura que Hansen Bahia criou por meio do poema.
As inscrições serão feitas no ato da Oficina.
Aguardamos todxs!