LINHA DE PESQUISA 1 –
AÇÃO COLETIVO NEGRA-INDÍGENA-POPULAR NA AMÉRICA LATINA
Ampliar o escopo de análise que abarque a atuação dos movimentos negros, indígenas, operários e populares contra as políticas neoliberais da região, particularmente no Brasil.
LINHA DE PESQUISA 2 –
EDUCAÇÃO, POLÍTICA EDUCACIONAL, DOCÊNCIA E IDENTIDADES
Desenvolver pesquisas e estudos que se proponham a pensar os diferentes processos educacionais, a prática do ensino- aprendizado e suas implicações nos processos identitários, interseccionando gênero, raça, classe e geração.
LINHA DE PESQUISA 3 –
ESTUDOS DE PERFORMANCE E DIÁSPORA NEGRA
Propõe estabelecer uma prática de pesquisa interdisciplinar entre as áreas de antropologia social e as artes da performance. Propõe-se uma dramaturgia do encontro etnográfico.
LINHA DE PESQUISA 4 –
MIGRAÇÃO, DESLOCAMENTOS E TERRITÓRIOS
Pretende desenvolver trabalhos que tenham como orientação a narrativa da experiência de diferentes formas de deslocamento territoriais, políticos e sócio- culturais e os processos de atravessam a trajetória dos indivíduos submetidos a estes processos, sejam de forma voluntária e/ou compulsória.
LINHA DE PESQUISA 5 –
ORGANIZAÇÃO SOCIAL, TRABALHO E INTERSECCIONALIDADES
Objetiva tratar de questões ligadas aos processos de formação social e política em diferentes contextos, tanto em termos nacionais quanto micro-sociais.
LINHA DE PESQUISA 6 –
RAÇA, GÊNERO E TECNOLOGIAS
Desenvolver pesquisas relacionadas ao campo temático Raça, Gênero e Tecnologias visando contribuir para o fortalecimento dos campos de Estudos da Tecnologia, de Gênero e Étnico-Raciais, assim como para a implementação de políticas públicas, que fomentem o controle social e o combate às diferentes formas de discriminação.
LINHA DE PESQUISA 7 –
TRAJETÓRIAS, BIOGRAFIAS E NARRATIVAS
Realizar pesquisas que trabalhem e problematizem as trajetórias de vida em termos metodológicos e epistemológicas; biografias e diferentes formas de escritas e grafias etnográficas.
LINHA DE PESQUISA 8 –
VIOLÊNCIA E RACISMO NO CONTEXTO ESCOLAR
Pesquisar e analisar situações de violência e de racismo no ambiente escolar.