2025-2026
Examining emotional belief expressions of advocacy coalitions in Brazil gender identity politics
Coordenação: Prof. Dr. Henrique Campos; Profa. Dra. Íris Gomes e Prof. Dr. C. Weible (University of Colorado)
Bolsista(s):
Resumo: In applying Emotional-Belief Analysis, this research examines the legislative testimony and public hearings in which the rights of the transgender community are defended or challenged. The focus of the research is shows that those testifying can be organized in competing advocacy coalitions with distinct emotion-belief expressions in combination with deep core and policy core beliefs.
2025
Violência no contexto escolar na Bahia: reflexões sobre os nós críticos
Coordenação: Profª Dra.Jusciney Carvalho Santana
Bolsista(s):
Resumo: O projeto propõe refletir e dialogar sobre os contextos de violência escolar com gestores, professores e estudantes de escolas públicas municipais e estaduais nos municípios de São Francisco do Conde e Salvador, considerando o aumento cada vez mais recorrente de registros de violência no interior das instituições educacionais. Para viabilizar esses diálogos reflexivos, o projeto pretende perpassar três importantes etapas. A primeira será desenvolvida uma análise teórica envolvendo pesquisas censitárias e bibliográficas envolvendo temas como educação, violência, desigualdades educacionais, sociais e étnico-raciais. Numa segunda etapa paralela, haverá também a necessidade de a) pesquisa documental das escolas selecionadas e b) aplicação de questionários e c) realização de entrevistas e/ou grupos focais com líderes estudantis, gestores e professores de escolas vinculadas aos dois municípios a serem pesquisados: São Francisco do Conde e Salvador, selecionados por serem os espaços que a pesquisadora e estudantes da Unilab transitam (moradia e vínculo com o Campus dos Malês). Na terceira etapa, a equipe do projeto procederá à análise dos achados da pesquisa, especialmente dados e informações coletadas, que possam responder às premissas desta investigação. Os resultados poderão servir de subsídios para novas estratégias de enfrentamento da violência, com vistas à criação de uma cultura de paz no ambiente escolar.
2025
Um estudo sobre ecobiografias e suas potencialidades em contextos de ensino-aprendizagem no Antropoceno
Coordenação:
Profª. Dra. Agnes Mariano
Bolsista(s):
Resumo: A pesquisa toma como ponto de partida a noção de experiência, as potencialidades da narrativa sobre o vivido e o interesse pela narrativa ecobiográfica. Isto é, pelo modo como nossas experiências são afetadas pelo convívio com os outros seres da Terra e meio ambiente. Espera-se que seja possível identificar as características de abordagens similares já realizadas em outros contextos para posterior aplicação local.
2024-2027
Capacidades estatais e Gestão escolar na Educação Básica no Brasil
Coordenação:
Profa. Dra. Íris Gomes (UNILAB) e Profa Dra. Natália Sátyro (UFMG)
Bolsista(s):
Resumo: Objetiva desenvolver investigação que possibilite recomendações com base no cenário brasileiro no que se refere à gestão escolar. Dessa forma, a pesquisa foca seus esforços em entender o papel dos arranjos institucionais burocráticos no âmbito dos estados e dos municípios, ou seja, da gestão escolar no aprendizado dos alunos, trazendo um aporte da Ciência Política para uma área já estabelecida.
2024-2025
Parquet pra Quê? Ministério Público em Diálogo com a Sociedade
Coordenação:
Profa. Dra. Íris Gomes (UNILAB)
Bolsista(s):
Resumo: O projeto busca articular os conhecimentos técnico-jurídicos de promotores e servidores do Ministério Público da Bahia em ações de intervenção e aproximação com a sociedade, a partir da produção de ferramentas de diálogo e informação com linguagem fácil, atual e acessível a exemplo de podcast, cartilha, livros narrativos e plano de curso/formação, visando potencializar o impacto técnico da presença de mestrandos profissionais na sociedade dentro de uma perspectiva humanizadora e de garantia de acesso à justiça.
2024-2025
Cholitas Re-existen: Análisis de Políticas de Protección y Acceso a Justicia de Mujeres Víctimas de Violencia de Género en 10 municipios de Bolívia
Coordenação:
Profa. Dra. Íris Gomes (UNILAB) e Ms. Verónica Hinojosa (CEPAC-Bolívia)
Bolsista(s):
Resumo:
El proyecto tiene como objetivo investigar la atención e acceso a justicia en casos de violencia de género, observando como funcionan los arreglos institucionales de las políticas de despatriarcalización y plurinacionalismo implementadas en el país. Utilizando un enfoque cualitativo de método mixto, la investigación parte de análisis de documentos y narrativas (entrevistas y grupos focales) con líderes territoriales y servidores de órganos del sistema de justicia y SLIM (Servicios Legal Integral Municipales) en 10 municipios bolivianos para producir diagnósticos y benchmarks capaces de apoyar la mejora de los controles democráticos sobre la acción estatal.
2024-2025
Narrativas Indígenas e Afro-Indígenas do/no Recôncavo Baiano
Coordenação:
Profª Dra. Mariana da Costa Aguiar Petroni
Bolsista(s): Ludymila Rita Rodrigues da Silva
Resumo:
Este projeto busca reunir e analisar narrativas e grafias que revelam as relações estabelecida entre afro-americanos e indígenas no Recôncavo. Trata-se de desenvolver etnografias de experiências (Manica, 2010), ou seja, analisar o que é contado, quais relações são reveladas a partir dessas narrativas e como as associações estabelecidas com os demais atores ao longo das histórias dos sujeitos podem explicar processos sociais e de alteridade. Assim, procura-se identificar e relacionar grupos, instituições culturais, artísticas e formativas afro e indígenas que atuam no território onde está localizado o campus dos Malês da UNILAB; mapear os estudos acadêmicos referentes a estas populações a fim de instrumentalizar docentes, bem como pesquisadoras e pesquisadores, em suas ações destinadas a estas populações, assim como, conhecer e dar a conhecer as narrativas existentes sobre as relações entre populações afro e indígenas nessa região, buscando assim oferecer subsídios para a emergência de epistemologias outras.
2023-2024
Inscrições Negras nas Ciências Humanas: proposta de traduções de obras de pensadores africanos e afro-diaspóricos
Coordenação:
Profª Dra. Maria Andrea dos Santos
Bolsista(s): Micha Diego Rodrigues
Resumo:
2022-2023
A “última fronteira agrícola”: análise sobre os movimentos populacionais na região do MATOPIBA
Coordenação: Profª Dra. Carla Craice da Silva
Bolsista(s): José Mendes
Resumo:
2022-2023
Implicações da abordagem de conteúdos relacionados à história e cultura afro-brasileiras e africanas no ensino de Sociologia por meio da gamificação
Coordenação:
Profª Dra. Zelinda Barros
Bolsista(s): Márcia Cândido Issenguele
Resumo: O projeto objetiva criar subsídios para a compreensão das implicações da abordagem de conteúdos relacionados à história e cultura afro-brasileiras e africanas no ensino de Sociologia por meio da gamificação. Por meio de pesquisa bibliográfica, oficinas de produção de recursos digitais gamificados, grupo focal e análise do material da pesquisa, identificaremos os limites e possibilidades trazidos pela gamificação no engajamento dos estudantes para o estudo desta temática. Com este projeto, espera-se contribuir para o campo de estudos sobre Educação e Tecnologias Digitais e subsidiar o processo de abordagem de conteúdos relacionados à História e Cultura Afro-brasileiras, em conformidade com a Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a Lei 10.639 (2003).
2022-2023
Inscrições negras na antropologia: proposta de traduções de obras de antropólogos e antropólogas africanas e afro-diaspóricas
Coordenação:
Profª Dra. Maria Andrea dos Santos
Bolsista(s): Micha Diogo Rodrigues
Resumo:
2021-2022
Movimento Negro e Políticas Públicas
Coordenação:
Profª Dra. Claudilene Maria da Silva
Bolsista(s): Gleidson dos Santos Silva Filho
Resumo:
2019-2020
Participação de afro-brasileiras e africanas na pesquisa e produção de tecnologias digitais
Coordenação:
Profª Dr. Zelinda Barros
Bolsista(s): Yuri Crisostomo Fonseca
Resumo: O projeto “Participação de mulheres afro-brasileiras e africanas no processo de produção e pesquisa sobre tecnologias digitais”, de caráter exploratório, visa mapear, analisar e divulgar a produção acadêmica sobre tecnologias digitais nos PALOP e no Brasil no período de 1989 – quando foi criada a World Wide Web (WWW), a 2019. Por meio de uma um diálogo teórico-metodológico entre os Estudos sobre Cibercultura e os Estudos de Gênero e Feminismos, foi visibilizar a participação de mulheres afro-brasileiras e africanas na produção tecnológica e na produção de pesquisas científicas sobre tecnologias digitais, identificando as principais questões por elas abordadas neste campo.
2019-2020
É possível falar em biografias indígenas
Coordenação:
Profª Dra. Mariana da Costa Aguiar Petroni
Bolsista(s):
Resumo:
A partir de uma revisão bibliográfica feita desde o espectro do filme Serras da Desordem (2006) dirigido por Andrea Tonacci, refletir sobre a possibilidade ou não da produção de biografias indígenas. Assim, desde uma reflexão sobre a experiência da alteridade, e o nexo entre a narrativa e as questões colocadas sobre a escrita, procuro compreender a produção narrativa de diversos autores e destacar a importância da compreensão das construções com as quais operam os agentes em seu campo semântico próprio. Busco, então, refletir sobre os desafios da “grafia” em antropologia e, como afirmam Kofes e Manica (2015), “submeter a imaginação antropológica a discussão sobre as dificuldades conceituais e práticas envolvidas no uso de narrativas biográficas e∕ou etnográficas” (2015, p.16). Por meio de perguntas tais como o que, como e para quem os filmes narram, pensar a narrativa e a maneira pela qual o que se revela e o que se oculta. Como escrever – no sentido de grafia – uma etnografia?
2019-2020
Modos de Viver e Habitar de Guaiamuns nas Paisagens de Manguezal em São do Conde (Recôncavo da Bahia)
Coordenação:
Profº Dr. Rafael Palermo Buti
Bolsista(s): Nubia dos Santos Souza
Resumo:
2018-2019
A dinâmica migratória no estado da Bahia: uma análise exploratória
Coordenação:
Profª Dra. Carla Craice da Silva
Bolsista(s):
Resumo:
2018-2019
Malês encena: Performance e memória cultural no Recôncavo da Bahia
Coordenação:
Profª Dra. Maria Andrea dos Santos
Bolsista(s):
Resumo:
2018-2019
O Ensino de Sociologia no Recôncavo Baiano e as Leis 10.639 e 11.645
Coordenação:
Profª Dra.Ana Claúdia Gomes de Souza
Bolsista(s): Nadesda Augusto Monteiro e Mariana da Silva Mota
Resumo:
2018-2019
Política Curricular e Práticas Escolares em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Coordenação:
Profª Dra. Claudilene Maria da Silva
Bolsista(s):
Resumo:

2018-2019
Práticas Pedagógicas Escolares na Educação das Relações Étnico-Raciais
Coordenação:
Profª Dra.Claudilene Maria da Silva
Bolsista(s):
Resumo:

2018-2019
Mapeamento, conservação e difusão dos acervos documentais e orais dos municipais do Recôncavo Baiano – estudo preliminar dos municípios de Candeias, São Francisco do Conde e Maragogipe – Continuação
Coordenação:
Profª Dra. Cristiane Santos Souza.
Bolsista(s): Beatriz Borges Bastos e Mateus Pereira Lago
Resumo:
2018-2019
Um contraponto do Mangue: território pesqueiro, petróleo, monocultura e justiça ambiental no Recôncavo da Bahia
Coordenação: Profº Dr. Rafael Palermo Buti
Bolsista(s):
Nando Paulo Suma
Resumo:
2017-2018
Mapeamento, conservação e difusão dos acervos documentais e orais dos municipais do Recôncavo Baiano – estudo nos municípios de Candeias, São Francisco do Conde e Maragogipe 
Coordenação:
Profª Dra. Cristiane Santos Souza
Bolsista(s): Beatriz Borges Bastos e Alana Santos de Souza
Resumo: A riqueza de diferentes e inúmeros acervos existentes em muitas instituições públicas e privadas, nas igrejas, nas santas casas e entre particulares é imensa, realidade identificada por pesquisadores que tiveram a oportunidade de trabalhar em algum deles. Através de observação e depoimentos de alguns agentes públicos registramos o abandono e a degradação de muitos destes materiais, testemunhas documentais e imagéticas das histórias de diferentes agentes sociais desta região e do Brasil. O projeto buscou, assim, registrar e difundir as memórias que configuram a história do Recôncavo Baiano a partir do resgate e restauro de acervos, arquivos documentais e orais, produções gráficas e audiovisuais do território e, posteriormente, da mesma forma, a produção de material e outros instrumentos didáticos que possam contribuir para os processos de formação nas escolas dos municípios da região e na formação dos gestores públicos, especialmente aqueles que trabalham nas áreas de cultura e patrimônio.
2017-2018

Coordenação: Prof° Dr. Rafael Palermo Buti
Bolsista(s): Silvana da Silva Santana de Almeida
Resumo:
2015-2016
Volta no mundo em imagens: Bimbau e Pierre Verger, trajetórias que se cruzam, identidades que se forjam?
Coordenação:
Profª Dra. Cristiane Santos Souza
Bolsista(s):
Resumo: Investigar o jogo entre visibilidade e invisibilidade produzida em termos narrativos e sociais, tendo como foco a trajetória biográfica de Carlos Alberto Alves de Almeida conhecido na cultura como Bimbau a partir do seu relato oral e do ensaio fotográfico, produzido pelo fotógrafo, etnólogo e antropólogo Pierre Verger, no qual Bimbau aparece como protagonista. Com esta pesquisa busquei contribuir para o alargamento do campo temático da memória, da narrativa e da experiência, especialmente, das biografias e do seu lugar e importância no fazer (etno)gráfico. Ademais, contribuir para ampliar as perspectivas de olhar frente aos estudos na relação Brasil África, a partir da investigação bibliográfica; em acervos fotográficos e documentais existentes no Brasil e nas regiões da África ligadas ao Brasil pela experiência da escravidão, contribuindo para abrir outras perspectivas de observação e análise destes universos socioculturais na contemporaneidade.